quinta-feira, 4 de junho de 2020

Detonado de Inazuma Eleven: #Prólogo

Detonado: Inazuma Eleven 1

*Disclaimer: Estarei usando os nomes originais dos personagens para esse detonado, portanto, tenha em mente que os nomes dublados são muito diferentes dos originais japoneses e talvez você não os conheça caso não tenha visto o anime legendado. (Um exemplo é o nome do protagonista Mamoru Endou se tornando Mark Evans na tradução do jogo)





Introdução

"Você precisa criar um nome para o seu Save File. Esse nome irá aparecer nos modos de multi-jogador."


O jogo pede para que você coloque seu nome (será o seu nome nas partidas online, então não faz muita diferença o nome que colocar se estiver jogando em um emulador), e o jogo terá início.

"Esse é um trabalho de ficção. Os personagens, grupos e eventos contidos neste jogo não devem ser comparados ou refeitos no mundo real."

"O treinamento e os golpes especiais contidos neste jogo não são reais. Não tente refazê-los."

O jogo começa com uma cutscene*

(*: Cutscenes são referidos, às vezes, por cinematics, ou in-game movies, elas servem muitas vezes para mostrar diálogos importantes ou a história do jogo.)

Você começará o jogo no clube de futebol da Raimon, com Endou, Kabeyama, Someoka, Shishido, Shourinji, Kurimatsu e Handa.


Endou: Vamos! Vamos treinar um pouco!
Kabeyama: Treinar?
Endo: Sim! Devemos estar sempre dispostos!
Kabeyama: Endou, podemos jogar com tão poucos jogadores?
Kurimatsu: Não existe uma regra que diz que temos que jogar futebol só porque somos um clube de futebol.
Handa: Sim! Vamos apenas assistir a um vídeo!

O jogo mostra mais uma cutscene e logo depois tem mais um pouco de conversa:

Handa: Porque o Endou é o único que se importa com essas coisas?
Kabeyama: Talvez ele tenha tido uma dor de barriga?
Shishido: Além disso, eu não sei se poderíamos usar o campo da escola, mesmo se quiséssemos treinar.
Someoka: Ouvi rumores que vão fechar o clube de qualquer maneira. Não adianta ficar animado agora...

Lá Fora...

Endou: Não, isso não está certo! Eu estou indo treinar agora, mesmo que eu tenha que fazer tudo sozinho!
Espero que possamos usar o campo de futebol hoje... Vou conferir.

Novo Objetivo: Vá ao campo para treinar!

Agora que o jogo começa realmente, comece indo pela direita, quando chegar na passagem, se tentar atravessar sem falar com ele, Quatro Olhos te impedirá de prosseguir e você terá que ouvir as explicações dele de qualquer jeito (o que também funciona como um tutorial), então converse com ele e evite interrupções:

Megane (Quatro Olhos): Espere! Espere!
Aonde você vai com tanta pressa?
Ouça, eu tenho algumas dicas para fazer a vida na Raimon mais fácil para você.
Venha aqui e eu te conto.
Primeiro, usando o botão B.
Segure o botão B enquanto estiver andando para correr.
Você pode mudar o jeito de como o botão B trabalha pressionando o botão X e escolhendo a opção System e Settings.
Você viu a opção Save quando apertou o botão X para abrir o Menu?
Selecione Save para salvar todo o progresso que você fez até agora.
Não se esqueça de salvar quando for tirar um cochilo!
Bem, o que você acha?
Não está feliz por ter esperado um pouco só para me ouvir?
Não esqueça de dizer olá quando me ver outra vez. Eu vou lhe dar mais explicações."

Dadas explicações, prossigamos com o game, continue indo para a direita até avistar o campo, entre no campo de futebol e Endou terá mais um monólogo:

Endou: Será que o campo está livre?
Boa, parece que ninguém está usando o campo hoje.
Essa é a primeira vez em muito tempo que vou ter um bom treino!

Depois do monólogo, os garotos do time de atletismo aparecem e começam uma conversa com Endou:

Kazemaru: Hey, Endou!
Estou vendo que você praticou bastante até agora!
Endou: Kazemaru!
Você está em uma corrida?
Você tem um monte de membros novos querendo entrar no clube de atletismo, não é?
Kazemaru: Sim, existem muitos atletas bons entre as crianças do primeiro ano, por isso não posso ser descuidado...
Você está sozinho hoje de novo?
Você gostaria de jogar um pouco comigo?
Endou: Sério? Vai ser legal!
Obrigado Kazemaru!

De repente chega a equipe do futebol americano:

Cara 1: E aí! Tá fazendo o quê?
O clube de atletismo e o clube de futebol treinando juntos?
Isso é uma volta para os livros! (Não entendi essa frase, sinceramente)

Cara 2: Haha! Eles tem que fazer! O clube de futebol não pode sequer montar um time!
E Mamoru não consegue nem jogar futebol sozinho, por isso treina com outros clubes! Ha Ha!
Endou: O que vocês estão dizendo?
Eu posso treinar sozinho o quanto eu quiser!
Eu tenho o caderno de "Super Skills" do meu avô!
Ele tem um monte de jeitos diferentes de se treinar consigo mesmo! (Essa frase fora de contexto, hehe...)

Cara 3: Hahaha! Do que você está falando? Chega disso, vocês estão no caminho! Agora, saiam, ou sofram as consequências!
Endou:  Hey, o que acha que está fazendo?! 
Devolva-me a bola!
Cara 4: Se você a quiser, pode pegar!
Venha pegá-la, sua péssima desculpa para ter um clube de futebol!
Endou: O q-quê? Vocês não sabem o que estão falando. Eu vou mostrar a vocês quem é uma péssima desculpa!
Kazemaru: Você foi longe demais dessa vez...
Endou! Se você quiser jogar contra eles, eu te dou uma mão!
Miyasaka: Kazemaru! Endou!
Nós também ajudaremos!
Endou: Obrigado!
Ok, temos 4 jogadores.
Vamos lá!

Começará a partida, mas antes da partida de verdade terão alguns tutoriais explicando como se movimentar, mexer a tela e tudo mais, o objetivo desse jogo é conseguir roubar a bola deles.


Depois da partida, todos os jogadores uparão para o level 2, ganharão Prestige (a moeda do jogo) e Friendship (Serve para recrutar jogadores, explicarei sobre mais pra frente), não tenho certeza se a quantidade de pontos de prestígio e amizade que você ganha são aleatórios, mas esse foi o tanto que eu ganhei com essa partida:

 
Controles:

Movimento:

Mova o Stylus pela tela para mover um personagem.


Dica:

Corra entre dois oponentes para interceptar seus passes!

Seleção de Comandos:

Um duelo de comandos ocorre quando você se aproxima de um oponente. Escolha seu próximo movimento com cuidado!

Recomendo o uso de um Sliding Tackle (carrinho), pois é mais fácil de roubar a bola e como não é um jogo oficial, não haverá falta.

Comandos:

Andando por aí #1:

Na parte RPG do game, você pode se movimentar por aí usando o Stylus ou o +Control Pad.


Andando por aí #2:

Se estiver usando o Stylus, apenas pressione-o contra a tela (a de baixo) e deslize-o para a direção onde quer andar.


Conversando/Examinando:

Toque nos ícones que aparecem acima de itens ou personagens para interagir com eles. Outra maneira é apertando o botão A!


"Troca-Troca":

Use o Stylus durante partidas e "batalhas".

Na parte RPG, quando estiver se movimentando e conversando, use tanto o Stylus quanto o +Control Pad.


Escolha o controle que quer usar:

Use o controle que mais combina com você!

Você se sentirá bem melhor quando estiver acostumado com os controles!


Depois de ganhar a mini-partida terá mais alguns diálogos:

Cara 4: Humph... Bom, eu já estou cheio de cometer bullying com fracotes como vocês.
De todo jeito, o clube de rugby reservou o campo para hoje. Portanto, deem o fora!
Cara 1:  Eu nunca ouvi falar de alguém que joga futebol sozinho antes.
Volte para aquela velharia que você chama de clube e brinque com as bonecas de seus amigos!
Endou: Você não pode dizer isso sobre nós!
Kazemaru: Acalme-se Endou!
Parece mesmo que eles reservaram o campo para hoje...
É um estorvo, eu sei, mas não vale a pena causar confusão sobre isso...
????: Endou!
Aki: Ouça o Kazemaru! Se causarmos algum problema, eles (A diretoria da escola) podem não nos deixar usar o campo novamente!
Cara 2: Oh, aqui está sua gerente.
Esses fracotes fazem um bom trabalho deixando uma garota bonitinha dessas protegê-los.
Cara 3: Saiam do campo. Estão atrapalhando o nosso treino.
Endou: Grr...

Transição:
Aki: Endou, tá tudo bem?
Kazemaru: Desculpe Endou.
Eu tenho que voltar ao meu treino...
Endou: Sim. Ok. Desculpe por tudo isso, Kazemaru.
Kazemaru: Não se preocupe com isso!
Mantenha a cabeça erguida, Endou!
Endou: Obrigado...
É, uma pessoa não é o bastante para usar o campo da escola.
Agora não tem lugar para praticar hoje.
O quê eu posso fazer? Já sei, vou correr ao redor do campo!
Aki: Endou...
Endou: Não fique chateada.
Se o pessoal tivesse um pouco mais de entusiasmo, poderíamos usar o campo!
Então poderíamos praticar os exercícios contidos nesse bloco de notas e nos tornaríamos jogadores poderosos!
Então nos tornaremos/íamos bons o suficiente para sermos classificados para a FFI (Futebol Fronteira Internacional)!


Se ganhássemos o Futebol Fronteira, seríamos os melhores do país!
Esse é o meu sonho.
Aki: Endou, esse sonho se tornará realidade.
Tenho certeza disso!
Endou: É! Tá, vou correr um pouco então!

Outra cutscene, essa cutscene apresenta um personagem que terá um papel importante para a história do jogo!

Aki: Você está bem?
Endou: Sim!
Quem é ele?
Aki: Ahn...
Eu acho que ele é Shuuya Gouenji...
Endou: Shuuya Gouenji?
Aki: Sim, eu acho que ele era um jogador de futebol famoso que já jogou no FF.
Dizem que ele é um goleador fantástico.
O quê será que ele está fazendo aqui... Talvez ele seja o aluno transferido para a Raimon?
Endou: Será?
Será que ele quer entrar no clube de futebol!
Aki: Eu não tenho certeza quanto a isso, mas talvez ele queira...
Endou: Isso vai ser ótimo!
Uma lenda do FF!
Eu me pergunto o quão bom ele realmente é?
Aki: Hee hee, você parece entusiasmado, Endou.
Endou: Sim! Eu vou convidá-lo a entrar agora mesmo!
Vou apenas segui-lo por enquanto!
????: Hey Endou!
Endou: Handa? Qual o problema?
Handa: O sr. Fuyukai quer a presença de todos no clube. Ele disse que tem algo importante para dizer.
Endou: Certo!
Você acha que é sobre o aluno novo que está se juntando a nós?
Aki: S-sim...
Você pode estar certo, mas...
Endou: Mas? Mas o quê?
Aki: Pode ser sobre o desmanche do clube.
Endou: Nah, isso é impossível!
Como eles poderiam fazer isso conosco?
Aki: Sim, você tem razão.
Deveríamos voltar ao clube para ter certeza.

Novo Objetivo: Vá ao encontro na sala do clube!

Aki estará te seguindo, volte pelo mesmo caminho que veio e tente entrar no clube, você verá uma garota (Natsumi) espiando pela janela.


Aki: Erm, o que você está fazendo?
Natsumi: ...!
N-nada! Nada mesmo.
Estava apenas observando o quão sujo e terrível esse clubinho é. (Ela sai de cena logo após dizer isso)
Aki: Bom, está mesmo um pouco desarrumado no momento...
Endou: Quem era aquela?
Aki: Você não a conhece, Endou?
Ela é a presidente do conselho estudantil, Natsumi Raimon.
O pai dela é o presidente da escola.
Dizem que ele deixa a administração da escola com ela...
O que será que ela quer com o clube de futebol?
Bom, estou mais preocupada com o quê o sr. Fuyukai tem a dizer. Vamos descobrir isso primeiro.

Entre no clube de futebol e fale com Handa para ativar os diálogos que farão a história andar, mas antes disso fale com os outros integrantes do clube para alguns diálogos adicionais:

Shourinji: Yaaawn... Se o Fuyukai demorar demais eu vou acabar dormindo aqui.
Kurimatsu: Esse Fuyukai tem muita coragem para convocar uma reunião assim do nada.
Kabeyama: Oh, estou ficando com fome...
Queria que não tivéssemos que nos encontrar com o sr. Fuyukai agora.
Shishido: Maldito Fuyukai. Por que ele teve que convocar uma reunião de time assim do nada?
Someoka: Não tenho visto o Fuyukai por um tempo. Que professor mais irresponsável.

Agora fale com Handa para dar andamento para a história, Fuyukai entrará na sala e começará a reunião com o time.

Handa: Gostaria de saber se o sr. Fuyukai começará a falar sobre manter a sala do clube arrumada.
Opa, ele chegou!
Fuyukai: Todo mundo aqui? Ótimo.
Bom, tem algo que eu quero dizer a todos vocês.
Isso pode ser um choque, mas nós teremos uma partida amistosa na próxima semana.
Kurimatsu: O quê? Contra quem nós vamos jogar nessa partida?
Fuyukai: Seu oponente será a Teikoku Gakuen (Royal Academy ou Instituto Imperial). Não é maravilhoso?
(O melhor é a cara que ele faz quando dá a notícia)


Kurimatsu: T-Teikoku Gakuen?!
Você está dizendo que vai nos colocar pra jogar contra o melhor time da região?


Shishido: Não é o mesmo time que foi campeão nacional nos últimos quarenta anos?
Handa: Mas nós só temos sete membros no nosso clube. Nós não podemos jogar contra a Teikoku Gakuen!
Fuyukai: Bom, vocês vão ter que achar alguns companheiros novos se não tiverem o bastante.
Se vocês não vencerem esse jogo, temo que o clube de futebol será fechado.
Shourinji: Oh não!
Fechado?
Fuyukai: Sim. O diretor e o presidente entraram em um consenso quanto a isso ou decidiram entre eles.
Eu reservei o campo da escola para vocês, então tenham certeza de estarem prontos para a partida.
Seria bastante vergonhoso se vocês jogassem contra a Teikoku Gakuen nesse estado.
Bom, isso era tudo o que eu tinha para dizer.

Kurimatsu: O q-que nós vamos fazer?
Isso é muito, muito mau/ruim.
Shishido: Nós seremos fechados.
Eu sabia que isso iria acontecer [cedo ou tarde]... (A fala dentro dos colchetes é algo para complementar a frase, como se o personagem tivesse dado a entender que ele quis falar isso mas optou por não falar)
Endou: Tá falando do quê? Eu nunca deixaria eles nos dissolverem!
Nós podemos usar o campo agora, então vamos reunir um time e nos preparar para enfrentar a Teikoku Gakuen.
Handa: Endou, eu não acho que você tenha pensado no assunto. Como nós vamos atrair novos membros para o clube?
Kurimatsu: Isso mesmo.
Capitão, você tem um plano para atrair novos membros?
Endou: Qual é, galera! Essa é a nossa primeira partida em muito tempo, não?
Vocês não estão empolgados?
Someoka: Eles vão limpar o chão com a nossa cara. O que tem de empolgante nisso?
Endou: Ei! Você não pode desistir antes mesmo de começarmos!
Não saberemos se vamos ganhar ou perder se não tentarmos!
Nós só precisamos encontrar mais quatro jogadores! Eu vou encontrá-los antes da nossa partida contra a Teikoku Gakuen, eu prometo!
Peraí! Gouenji!
É hora de pedir para ele entrar [no clube]!
Vamos lá, Aki! Não podemos perder tempo!
Aki: Ok, Endou!

E com isso chegamos ao fim da primeira parte do detonado de Inazuma Eleven DS. Essa parte teve bastante diálogo, mas não se preocupe porque ainda vai ter muito mais MUAHAHAHA mas relaxa que eu vou traduzir todos, quero que esse seja o detonado mais completo possível de Inazuma Eleven (Assim como todos os outros detonados que eu planejo escrever mais pra frente).

Fiquem ligados para as próximas partes que virão nos próximos dias.

Imagens Extras:





3 comentários:

  1. Melhor e mais detalhado detonado do jogo em toda a internet, vocês estão de parabéns!
    Era justamente o que eu estava procurando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é um dos meus objetivos com esse blog, escrever detonados que realmente ajudem o jogador a fechar o jogo 100% e essa ideia veio justamente por conta desse jogo...

      Veja bem, eu nunca encontrei um detonado realmente bom e bem escrito desse jogo (em português), todos os detonados que eu achei pela internet eram sempre a mesma coisa: um detonado pego da internet gringa, traduzido pelo google tradutor e bem incompleto postado de qualquer jeito e o ruim de detonados assim é que a pessoa que lê não consegue entender nada e fica totalmente perdido no jogo e no detonado, por isso eu vou tentar ajudar outros jogadores como eu escrevendo detonados que todo mundo consiga entender.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir